Ícone do site Tribuna do Juruá

Secretaria de saúde treina voluntários para o combate à dengue

A união de forças entre diversas instituições é mais uma mobilização da sociedade de Cruzeiro do Sul na tentativa de reduzir os números de casos de dengue. Durante a tarde desta quinta-feira (13) os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde realizaram o treinamento para mais de 200 voluntários que vão atuar no combate à doença apoiando as ações dos agentes da secretaria.

Os voluntários são estudantes de instituições de ensino superior, alunos do Senac, a equipe da brigada de combate a incêndios e outros que terão o papel de visitar as casas e orientar os moradores para eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue. Além da conscientização, serão realizadas ações de limpeza e a borrifação dos quintais.

A secretária Lucila Bruneta disse que a participação dos voluntários é importante para ampliar a capacidade de atuação da equipe que trabalha no combate á doença. “Se durante o período de verão trabalhamos com 50 pessoas que visitavam 1200 casas por dia, agora temos que dobra essa abrangência, pois a situação fica mais complicada durante o período de inverno” – destacou Lucila.

Desde Fevereiro deste ano até agora mais de 23 mil pacientes procuram as unidades de saúde de Cruzeiro do Sul com os sintomas da dengue. Desse total, foram confirmados 9805 casos da doença.

Lucila Bruneta informou que nas últimas semanas houve uma redução dos números, no entanto, ela afirmou que a diminuição ainda é muito pequena. De dois mil casos, o índice caiu para 1500 casos por semana.

Tribuna do Juruá

Sair da versão mobile