Na região do Juruá, mais de 4 mil pescadores estão recebendo o benefício. Sendo 1.300 de Cruzeiro do Sul.
O seguro-desemprego é pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e pode ser requerido 30 dias antes do início do defeso devendo ser solicitado até o fim da proibição. Na região, do dia 15 de novembro a 15 de março o trabalhador da pesca tem direito ao benefício.
Os interessados devem ir à Delegacia Regional do Trabalho, onde preenchem o formulário de requerimento do seguro desemprego do pescador artesanal. Em menos de 30 dias, a primeira parcela estará disponível nas agências bancárias. Para o saque é necessário apresentar a carteira de identidade e o número de inscrição como Segurado Especial.
“Esperei o aumento do salário mínimo. Assim, quando eu for receber já vem no reajuste e poderei ganhar um pouquinho mais, disse sorridente o pescador.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia