O município ainda não havia recebido médico. Segundo a secretária, foram solicitados 15 médicos, através de um número estipulado pelo Ministério da Saúde, tendo como base o número de habitantes de cada município. Na primeira etapa do programa foram disponibilizados dois médicos para o município, mas a secretária ainda desconhece os motivos que impediram de os profissionais chegarem à cidade.
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.
As vagas foram oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país. Hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. “A chegada desses novos profissionais será de grande importância”, destacou Lucila Bruneta.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal