Ícone do site Tribuna do Juruá

Vendaval destelha casas, derruba árvores e põe abaixo cobertura de ginásio em Cruzeiro do Sul

Fortes rajadas de ventos atingiram somente uma parte da cidade. Cobertura de quadra de esportes recém construída desabou.

No início da tarde de sexta-feira (16) um vendaval com chuva surpreendeu e assuntou moradores do Bairro Santa Tarezinha, localizado a cerca de 6 quilômetros do centro de Cruzeiro do Sul e outros bairros vizinhos.

O vento que segundo os moradores chegou em movimentos circulares atingido velocidades que pareciam muito altas destelhou casas, provocou a queda de árvores e pois abaixo a cobertura da quadra poliesportiva da Praça da Juventude, obra recém construída pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul.

A estrutura de ferro e alvenaria que sustentava a cobertura, não resistiu à força dos ventos que teriam durado cerca de 10 minutos.

O líder comunitário, Expedito Ribeiro, disse que nunca tinha presenciado uma rajada de vento tão forte em Cruzeiro do Sul. “Quando ouvi o barulho pensei que alguma coisa vinha desabando, era muito forte, ás arvores e os postes de energia elétrica pareciam que iam cair, teve moradores que saíram de suas casas com medo de um desabamento, parecia um redemoinho que atingiu todo o bairro” diz.

Uma mulher que trabalha na limpeza da praça de esportes relatou que no instante da ventania, um mototaxista parou a motocicleta para passar a chuva e de repente o vento começou arrastar a moto. “Fiquei apavorada sem saber o que fazer, foi um vento muito forte”, explicou.

Muitos moradores passaram a criticar a Prefeitura pela execução da obra, mas de acordo com o secretário de esporte do município, Ivo Galvão, a construção da quadra segue um padrão nacional e foi inspecionada e vistoriada por engenheiros que autorizaram a liberação. Ele entende que foi uma ação da natureza, já que postes e suportes de lâmpadas foram retorcidos, o que mostra a ação devastadora do vento.

Ivo Galvão disse que setor de engenharia da Prefeitura, já está fazendo um levantamento e um relatório será produzido com detalhes sobre o incidente.

Ele explica que a empresa que construiu a obra venceu um processo legal de licitação e segundo as vistorias, tudo parecia estar dentro dos padrões. “Não constatamos nada de errado na obra, mas agora vamos fazer uma nova análise para encontrar uma explicação sobre o desabamento da cobertura da quadra e refazer o trabalho” finaliza o secretário.

[nggallery id=43]

www.tribunadojurua.com – Informações de Francisco Rocha

Sair da versão mobile