Vinte e oito candidatos foram eliminados pelo MEC nesse domingo (4) por terem tirado fotos da prova ainda dentro da sala e divulgado em redes sociais. No sábado (3) outros 37 participantes foram excluídos do processo problemas semelhantes.
Com base no edital do Enem, no qual afirma-se, no artigo 12.5, que o participante deverá guardar, antes do início das provas, telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros objetos, sob pena de eliminação do exame o Ministério da Educação eliminou os candidatos.
De acordo com o MEC, ao tirar a foto e enviá-la a sites públicos da internet, onde o conteúdo é livremente compartilhado, os candidatos que não respeitaram o edital acabaram produzindo provas contra si mesmos.
Outros motivos de eliminações
Um estudante de 16 anos foi eliminado do Enem em Vitória (ES), depois de ter feito a prova do segundo dia quase inteira. Ele afimou que, pouco antes do horário de liberação, o alarme de seu celular tocou e um inspetor recolheu sua prova.
Dois candidatos de Goiânia (GO) foram excluídos da prova no domingo porque levavam um relógio no pulso.
O vigia André Pereira, de 33 anos, foi retirado do seu local de provas, no Rio de Janeiro, antes do início do Enem por ter apresentado apenas a cópia da identidade.
Dayana Maia, com informações do G1.