Ícone do site Tribuna do Juruá

Conferencia estadual do idoso decide que conselheiros precisam ser remunerados

Realizada no dia 26/08/2011, no auditório da OAB, em Rio Branco capital do estado do Acre, a Conferência do Idoso contou com a presença de autoridades de todo o estado, envolvidas na defesa dos Direitos da pessoa Idosa. Entre os diversos temas abordados, uma das propostas que mais levantou discussões foi a idéia do Agente de Polícia Civil José Gomes em tornar o Conselho Municipal do Idoso, semelhante ao conselho tutelar, ou seja, com conselheiros remunerados e com disponibilidade e tempo integral para trabalhar no atendimento aos idosos. José Gomes é Agente de Polícia Civil desde 2008, trabalha na Delegacia Especializada em Atendimento á Mulher, Proteção à Criança e ao Adolescente, em Cruzeiro do Sul e fez parte dos 11 integrantes que representaram o Vale do Juruá na Conferência Estadual.

“Temos conhecimento que em 2025, o Brasil será o 6º país com maior número de idosos e, por isso, precisamos está preparados no trabalho de fortalecimento do Conselho do Idoso. Nossa idéia é termos um Conselho autônomo, com conselheiros remunerados e com disponibilidade de tempo para atender nossos idosos que procurarem ajuda no Conselho, no contrário, não adianta divulgarmos o Conselho Municipal dos Idosos, pois quando estes precisarem, não terá quem os atenda, uma vez que, como ocorre no modelo atual, os conselheiros são voluntários e todos já possuem vínculos com outras instituições, o que os impedem de prestar um serviço de melhor qualidade à nossa população de terceira idade”, disse o APC Gomes como é conhecido na Polícia Civil.

Polêmica e ao mesmo tempo inovadora, a proposta foi muito debatida e no final aprovada com unanimidade pelos conferencistas que encaminharão para ser discutidas em Brasília, na Conferencia Nacional. José Gomes, uma das vozes mais ativa nas Conferências Regional e Estadual, foi eleito delegado para representar o Estado do Acre na Conferencia Nacional que acontecerá no final do mês de novembro/2011, na capital federal.

 

Sair da versão mobile