A novidade que está disponível desde quinta-feira, 02, quando foi anunciada pelo subsecretaria de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal.
Para pedir o CPF, basta o contribuinte entrar na da Receita Federal e digitar informações como nome completo, data de nascimento, título de eleitor, nome da mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e celular.
O sistema criará automaticamente um número de CPF. O contribuinte precisará imprimir o comprovante de inscrição e anotar o número depois que os dados forem validados. O sistema é totalmente seguro e está imune a fraudes.
O serviço é gratuito e está disponível 24 horas por dia, inclusive nos sábados, domingos e feriados. De acordo com a Receita, 500 mil pessoas físicas se cadastram no CPF por mês. Deste total, a Receita estima que 200 mil contribuintes recorram à inscrição pela internet.
A inscrição do CPF anteriormente era feitas somente em postos de atendimento como agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, em que era cobrado pelo serviço o valor de R$ 5,70.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia