Ícone do site Tribuna do Juruá

Desfiles cívicos marcam o encerramento das comemorações dos 107 anos de Cruzeiro do Sul

Milhares de pessoas compareceram à praça central da cidade para participar da festa.

A população de Cruzeiro do Sul mostrou que continua valorizando a história de uma grande cidade que ajudou a construir apesar do isolamento no meio da Amazônia. Essa valorização foi transmitida mais uma vez através da criatividade dos desfiles de instituições militares, civis, estudantes e outras entidades.

A festa aconteceu na noite de quarta-feira, 28 de setembro, dia em que o município completou 107 anos de intendência política e administrativa. A exemplo de anos anteriores, os militares do 61° BIS foram os primeiros a se apresentar em um desfile vibrante que atraiu a atenção do público. Na sequência passaram pela avenida, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Aeronáutica e apresentações de centenas de estudantes de várias escolas municipais e estaduais.

Colocadas em um palanque à margem da avenida, as autoridades acompanharam atentas as apresentações. Um dos momentos mais marcantes do desfile foi a passagem de alunos e servidores da Associação dos Pais e Amigos do Excepcionais (APAE) com exibição de cartazes agradecendo a administração do prefeito, Vagner Sales, que deu atenção especial para a entidade que ganhou uma moderna sede própria em abril desse ano.

Os equipamentos mais importantes adquiridos na atual gestão municipal também desfilaram na praça, alguns deles são equipamentos inéditos na história da cidade.

Após os desfiles a população fez festa na praça, ao som de muita música e cantores regionais.

“É uma data marcante e uma festa muito bonita. O povo cruzeirense valoriza sua cidade, isso é muito importante. Quanto cheguei aqui, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo ainda faziam parte de Cruzeiro do Sul e a população total era de apenas 10 mil habitantes. Assim é possível ter uma idéia do tanto que Cruzeiro do Sul se desenvolveu”, comenta o funcionário público, Gildo Gaspar, natural de Brasiléia, mas que mora em Cruzeiro do Sul há 28 anos.

O prefeito Vagner Sales avalia que a cidade vive um momento muito bom de desenvolvimento e conquistas. Ele lembrou a importância do presente que o município ganhou no dia do aniversário, ao se referir a unidade Integrada SESI/SENAI que cumprirá um papel importante no desenvolvimento de Cruzeiro do Sul qualificando mão de obra e atuando na educação profissional. “Estou muito feliz porque graças a Deus estamos conseguindo desempenhar um bom trabalho. É claro que nem a nossa administração, nem a próxima vai conseguir resolver todos os problemas, mas diante das dificuldades que enfrentamos, acho que já demos passos importantes para melhorarmos a infraestrutura da nossa cidade que é sem dúvida a maior exigência da nossa população, além de investimentos em educação e saúde”, resume.

O deputado federal Gladson Cameli (PP), presente na solenidade avaliou a importância de comemorar o aniversário da cidade onde nasceu e comemorou a liberação de uma emenda no valor de R$ 1,5 milhão para calçamento de ruas e a construção de uma parada de ônibus no trevo da Vila Santa Rosa que vai beneficiar a população de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. A parada fica no encontro das rodovias que ligam as três cidades. O recurso será administrado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul.

Também estiveram presentes, o deputado federal, Flaviano Melo, deputado estadual, Chagas Romão, a deputada estadual Antonia Sales, os prefeitos Cleidson Rocha e Randson Almeida, vereadores, secretários e ex-ocupantes de cargos públicos que fizeram parte da história recente do município.

[nggallery id=49]

 

Sair da versão mobile