Prefeitura de Mâncio Lima realiza retirada de entulhos nos bairros
cleonnildo
O Município de Mâncio Lima é detentor de uma grande quantidade de áreas verdes. A cultura da população de plantar em seus quintais árvores frondosas e ornamentais vem desde os primórdios de sua civilização. Contudo, a prefeitura enfrenta um grande problema, o acumulo de entulhos jogados as margens das ruas ocasionadas pela poda e derrubada de arvores dos moradores da cidade. Diante deste problema a Secretária Municipal de Obras vem intensificando a limpeza e retirada de entulhos nos bairros.
“Este trabalho é intenso e precisa ser feito em todos os bairros. Muitas vezes quando terminamos de tirar os entulhos no Bairro São Francisco é preciso voltar porque ainda há uma cultura na nossa população de que todo tipo de lixo tem que ser jogado na frente das residências. Os entulhos, como folhas e galhos de arvores podem ter outra utilidade como usado pra adubar hortas. É preciso uma conscientização maior com relação à utilização desses materiais orgânicos”, disse Socorro Bandeira Secretária Municipal de Obras.
A Prefeitura tem estabelecido um calendário de coleta de lixo e orientado os moradores a procurarem os órgãos responsáveis sempre que precisarem podar ou cortar alguma árvore de seu quintal. “A nossa orientação é que as pessoas procurem a Secretaria de Obras e a Secretária municipal de Meio Ambiente, nós orientamos quanto aos riscos de cortar as arvores sem segurança e ajudamos na retirada dos entulhos. Mas, é preciso que as pessoas nos procurem, agendem com antecedência para evitar o acumulo de lixo as margens de nossas ruas”, finalizou Socorro Bandeira.
As folhas e galhos de árvores podem ser utilizados na adubação. Eles poderão ser incorporados a terra de canteiros, vasos e similares e também poderão servir de coberturas em canteiros de hortas. É preciso ter alguns cuidados, pois, dependendo do tipo de arvores podadas, a fim de verificar que elas não tenham nenhuma resina que poderá danificar o local onde for incorporada. Quanto às folhas, estas mais rapidamente poderão ser utilizadas.
Jenildo Cavalcante – Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Mâncio Lima