Na lista constam os nomes de médicos formados em instituições de educação superior brasileira, ou com diploma revalidado no Brasil, médicos brasileiros formados em instituições de educação superior estrangeiras e médicos estrangeiros formados em instituições de educação superior estrangeiras.
Em todo o país, foram selecionados 715 médicos com diploma de instituições de fora do país. Eles irão trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa Mais Médicos está sendo executado pelo governo federal com o objetivo de aumentar a oferta desses profissionais, principalmente nos municípios e periferia das grandes cidades.
Os médicos estrangeiros selecionados poderão atuar sem necessidade de passar pelo Revalida, exame de revalidação do diploma. Mas terão a supervisão de uma universidade durante o período de participação no programa.
Os médicos irão receber um salário de R$ 10 mil, além de uma ajuda de custo, de acordo com o local de atuação. Aqueles transferidos para Amazônia Legal, regiões de fronteira e distritos indígenas receberão o equivalente a três meses de bolsa, ou seja, 70% na chegada e os 30% restantes em 180 dias.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal