Ícone do site Tribuna do Juruá

Projeto de Henrique Afonso garante construção de trechos da ferrovia Transcontinental no Acre

De acordo com pesquisas o transporte ferroviário é o mais adequado para perfil das cargas que circulam em nosso pais, sendo um importante canal de desenvolvimento, mas que ainda precisa ser ampliado.

O projeto de lei nº 4470/2008 de autoria do deputado federal Henrique Afonso (PV-AC) tem como objetivo acrescentar três novos pontos de passagem de uma das principais ferrovias previstas no Plano Nacional de Viação, a Ferrovia Transcontinental, que é reconhecidamente pelo caráter estratégico e de integração nacional e continental.

A alteração do plano inclui a ferrovia EF-354, com um traçado de 4 mil km que atravessa seis estados e o Distrito Federal, unindo o litoral norte do Estado do Rio de Janeiro às cidades mineiras de Muriaé, Ipatinga e Paracatu, e à capital do País, Brasília, passando em Uruaçu, ao norte de Goiás, e Cocalinho, Ribeirão Cascalheira e Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, alcançando o Estado de Rondônia em Vilhena, seguindo até sua capital, Porto Velho. Depois, segue para Rio Branco, capital do Acre, e Cruzeiro do Sul, seguindo até Boqueirão da Esperança, na fronteira com o Peru, onde deve encontrar o trecho peruano da Ferrovia Transcontinental.

Assessoria

Sair da versão mobile