Internautas cruzeirenses constaram a falha na tarde dessa segunda-feira, 26. A empresa negou qualquer problema de conexão
Uma das mais importantes ferramentas de busca na internet ficou fora do ar por cerca de uma hora em diversas regiões brasileiras.
As principais reclamações foram quanto ao acesso ao e-mail (Gmail), busca (Google.com.br), leitor RSS (reader) e vídeos (YouTube). O estudante Eduardo Almeida estava fazendo uma pesquisa escolar quando percebeu a falha no serviço de busca. Imaginando que era problema na conexão da internet fez vários procedimentos até descobrir que era uma situação semelhante em outras localidades.
” Liguei para meu colega contando que não estava conseguindo fazer a pesquisa e não poderia levar o material para a escola. Aí foi quando ele me falou que estava do mesmo jeito lá também. Foi então que percebi que havia um problema bem maior e o jeito foi aguardar até a ferramenta ser normalizada”, disse.
O Google informou ter conhecimento de que alguns usuários tiveram problemas em acessar a ferramenta de busca, mas que ainda assim não foi encontrado falha no serviço.
Sobre a possível falha no sistema do Google acredita-se que tenha sido decorrente de a ferramenta operar com diversos servidores intermediários, que servem usuários de localidades e provedores diferentes.
De modo que, se a rota a esses servidores ou o próprio servidor apresentar algum problema técnico, o serviço também cairá apenas para os usuários que usam aquele servidor, ainda que o sistema que é realmente responsável pelos serviços do Google continue funcionando.
Dayana Maia com informações do G1.