Ícone do site Tribuna do Juruá

BR 364 poderá receber nome de Orleir Cameli, diz vereador

O vereador socialista Anízio Correia, com o apoio da Mesa Diretora da Câmara Municipal, quer homenagear o ex-governador Orleir Cameli colocando seu nome na BR 364. A instituição já encaminhou ofícios para o governador Tião Viana, o vice César Messias e o presidente da Assembléia Legislativa do Acre (Aleac), Elson Santiago, para concessão do pleito. “Nínguém foi mais determinado em construir essa rodovia do que ele, portanto, é uma justa homenagem”, disse o parlamentar.

Orleir Messias Cameli nasce em 16 de março de 1949, no Seringal Belo Horizonte, no Alto Juruá, município de Cruzeiro do Sul. Ainda muito jovem, começa a trabalhar com  agricultura, madeira e seringa. Alguns anos depois, investe em outros empreendimentos como usinas de beneficiamento de borracha,  madeira laminada para exportação e gado.

Na década de 80, adquire a empresa fluvial Conave, que faz transporte de combustível da Petrobrás. Foi reconhecido como o melhor empresário de Cruzeiro do Sul. Na década seguinte, cria a Construtora Colorado e vence licitação para pavimentar a estrada de Boca do Acre (AM),  realizando ainda diversas obras no Estado de Rondônia. O empreedimento também faz serviços de terraplanagem, pavimentação de ruas, construção de pontes e aeroportos.

 Vida pública

 Após vários convites, aceita ser candidato a prefeito e vence as eleições de 1992. Realiza ações importantes como a municipalização da saúde, melhorias na merenda escolar, construção de casas populares, praças, asfaltamento de ruas, entre outras ações. Recebe  o título “Prefeito Expressão Nacional”, campeão em administração, em Recife (PE).

Após 15 meses de administração, renuncia ao cargo de prefeito de Cruzeiro do Sul para ser candidato a governador. Vence as eleições no segundo turno. O primeiro ano de governo é marcado por dificuldades, mas consegue avanços importantes como colocar os salários dos servidores em dia e renegociação de dívidas. Reafirma o compromisso de construir estradas interligando o interior com a capital, além de recuperar a Saúde, Educação e Segurança.

Orleir começa a trabalhar na construção de estradas, sua principal proposta na campanha. As dificuldades e a burocracia para a liberação de recursos federais faz com que inicie as obras com recursos próprios, enfrentando boicotes e embargos naquela empreitada.

Recebe o Troféu Conde de Boa Vista, do Jornal do Correio, em Recife (PE), em reconhecimento aos méritos no biênio 95/96. No Vale do Juruá, começa a pavimentação de outros trechos da BR-364, entre Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Depois de sete anos fechada, a rodovia é reaberta em toda a extensão de Rio Branco até Cruzeiro do Sul, ganhando trafegabilidade no verão.

Depois de mais de 30 anos de espera, a população dos Vales do Iaco e Purus consegue ver realizado seu maior sonho: o asfaltamento da BR 364 entre Rio Branco e Sena Madureira. O governador pavimenta, também, 200 km da BR-317, ligando o município de Senador Guiomard à Brasiléia.

Tribuna do Juruá – Jorge Natal

Sair da versão mobile