Deda perdeu o mandato, depois do cumprimento ao acórdão N. 2996/2012, do TRE-AC, que determinou a recontagem dos votos e deu a vitória ao atual prefeito, Francisco Ernilson de Freitas, o Burica (PT).
Ex-prefeito Francisco Deda acumula 10 processos de improbidade administrativa, na Justiça do Acre e possui condenações no Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Acre. O progressista aparece nas listas de ficha suja de TCU e TCE.
O aliado e nomeado pelo governador Sebastião Viana (PT) é o gestor público mais processado por improbidade administrativa no Estado do Acre. Francisco Deda (PP) estaria isolado na liderança.
Em um único processo, em que foi condenado, Deda é acusado de cinco crimes. Entre os supostos delitos, estelionato, falsificação de documentos, direcionamento de licitações e desvio verba pública.
O ex-prefeito foi condenado a 13 anos de prisão por supostos desvios de verbas para compra de merenda escolar e licitações públicas no município de Rodrigues Alves. O político concorreu com liminar concedida pela juíza da 4ª Zona Eleitoral, com sede em Cruzeiro do Sul, Andréa Brito.
A assessoria de Francisco Deda informou que o ex-prefeito, já teria entrado com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para tentar reverter à decisão proferida pela Corte Eleitoral do Acre.
Ray Melo, da redação de ac24horas