Ícone do site Tribuna do Juruá

Servidores são homenageados no aniversário de 50 anos do Poder Legislativo acreano

O Poder Legislativo deu início na manhã desta terça, 12, às comemorações do seu aniversário de 50 anos. Para começar o evento de forma especial foram entregues homenagens a diversos servidores da instituição, entre eles aqueles que formaram a primeira geração de funcionários públicos. A cerimônia ocorreu no hall de entrada do órgão e contou com a participação de parlamentares, servidores e ex-servidores.

No total foram entregues 19 placas de homenagens, dessas nove foram destinadas aos primeiros funcionários da instituição. De acordo com uma das organizadoras da programação de aniversário do Parlamento, Núcia Fernandes, as homenagens seguem um padrão adotado para o evento. “Mantendo a linha do aniversário que é de exaltar a Assembleia do passado e a do presente, fizemos dois tipos de homenagens. Uma à primeira geração de servidores e outra para os servidores ainda ativos”.

Fernandes ressaltou que o processo de seleção dos servidores ativos homenageados teve como critério a escolha de pessoas de diferentes setores do Legislativo que pudessem representar a Assembleia em níveis diversos. “Então temos homenagem ao Solônidas Maia que é o atual secretário executivo, mas também reconhecemos o trabalho do Cacá que faz trabalho de formiguinha na Copa”.

Para o servidor aposentado, Edmir Gadelha, que fez parte do primeiro corpo de servidores, a homenagem é mais do que bem-vinda. “Vim para a Assembleia com uma missão árdua, substituir o José Chalub Leite fazendo o noticiário da Assembleia. Daí fui assessor financeiro e em 70 passei ao setor jurídico. Participei da fase de organização da Assembleia Legislativa ainda no que hoje é o Colégio Estadual Barão do Rio Branco”.

Outro que se emocionou ao ser homenageado foi Júlio Dourado, que ainda hoje atua na Controladoria da Assembleia. Ele ainda ressaltou a união dos servidores do Poder Legislativo. “Tornamo-nos aqui uma família! Com todas as características de um grupo familiar completo: divergências, afeto, dúvidas, mas a certeza inabalável de que somos coparticipantes de algo muito maior, o fortalecimento desta importante instituição democrática”.

Atual primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, o deputado Ney Amorim (PT), reconhece a participação dos servidores na formação do Poder Legislativo nos últimos 50 anos. “Eles fazem parte da história não só desta Casa de leis, mas também do Acre, pois enquanto os parlamentares elaboram leis e fazem debates, são os servidores que dão todo o suporte para que nosso trabalho tenha o alcance o necessário”.

Yuri Marcel

Foto: J. Simão

Agência Aleac

Sair da versão mobile