Cerca de cinquenta mães comparecem ao posto de saúde Teodoro Arnds para o encontro que teve inicio com a explanação da nutricionista Bruna Munhol que desenvolve campanhas no município e realiza o acompanhamento das famílias com o objetivo de conscientizar para os cuidados com a alimentação. Munhol reforçou que o aleitamento do bebê deve ser feito de forma exclusiva até os seis meses de idade e até os dois anos com o complemento de outros tipos de alimentação.
“Mesmo aquelas que não sentem complicações precisam comparecer periodicamente a unidade de saúde, pois o acompanhamento é importante para evitar problemas para a criança e também para identificar de forma precoce aqueles bebês que por ventura tenha alguma patologia” – esclareceu Gleide Mara.
A funcionária pública Maria Natiele Coelho Dias sabe bem a importância da informação para que uma mãe possa cuidar bem do filho. Segundo ela, na primeira gravidez teve que pesquisar bastante para dá a assistência necessária para o filho. Agora ela já sabe como cuidar melhora da Natany Dias Correia que está com três meses de idade só conhece a alimentação do peito.
“Hoje até que eu tenho mais experiência e sei que estou realmente preparada para dá o melhor que uma mãe pode dá para um filho, mas essas orientações que nós recebemos é importante, pois nos torna mais conscientes de como manter as nossas crianças sempre saudáveis” – disse Natiele.
“Nosso objetivo aqui é incentivar o aleitamento materno que evitar problemas de saúde para o bebê e conscientizar as mães para que não deixem de fazer o pré-natal” – enfatizou a coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, Suliene Matos.
A coordenadora da Pastoral da Criança, Ir. Paula, também ministro palestras paras as mães. A religiosa orientou sobre como fazer para garantir o desenvolvimento físico e psicológico da criança.
Assessoria