No Ramal da Bananeira, na quarta-feira (02), o atendimento foi realizado em uma escola onde mais de 700 pessoas foram assistidas. Muitas crianças chegaram com os pais para atualização das vacinas em busca de uma consulta.
“Fazemos a consulta e quando entendemos que é preciso a realização de exames e uma avaliação mais precisa, encaminhamos o paciente para as unidades de saúde. Mas aqui tivemos poucos casos dessa natureza. Na grande maioria podemos cuidar aqui mesmo” – disse Soruco.
Os pacientes atendidos pela médica e que receberam receita saíram do local com todo medicamento prescrito. Uma farmácia foi instalada na escola com todos os itens de medicamentos que são disponibilizados pela rede básica de saúde.
A dona de casa Raquel da Silva que mora há mais de 20 anos no ramal da Bananeira relatou que se torna muito difícil ir até a cidade em busca atendimento. “Temos que gastar com transporte e, além disso, muitas vezes passamos dias longe de casa sem condições para se manter na cidade à espera do atendimento. Com a vinda da equipe, facilita muita a nossa vida” – disse a moradora que levou a filha de cinco anos para uma avaliação médica e aproveitou para realizar o exame preventivo de câncer do colo do útero.
“Nesse primeiro momento estamos fazendo uma avaliação de todas as famílias e, logo em seguida, vamos iniciar um trabalho de orientação para que possam melhorar a qualidade da alimentação com base nos produtos que estão disponíveis nas próprias comunidades” – disse Raquel.
Agentes de endemias também fazem parte da equipe itinerante de saúde da Prefeitura de Rodrigues Alves. Através da busca ativa os servidores identificam os pacientes acometidos com a malária para providenciar o tratamento. Nas três comunidades visitadas durante esta semana sete casos da doença foram confirmados.
Na quinta-feira (03) o atendimento foi realizado no Ramal do Esquerdo e nesta sexta-feira (04) a equipe visitou o Ramal da União. Nessas comunidades cerca de 1300 procedimentos foram realizados.
“Continuaremos realizando esse serviço diretamente nas comunidades rurais durante todo período que os ramais permitirem o acesso dos profissionais. Na próxima semana já estamos nos deslocando para outros locais com o objetivo de dá assistência às famílias que moram distante das unidades. Assim que comece o inverno, levaremos o mesmo atendimento para as comunidades ribeirinhas” – garantiu Elves Barros, secretário municipal de saúde.
Além dos serviços de saúde, a Secretaria de Assistência Social, através do CRAS volante, se faz presente para atualização dos cadastros dos beneficiários dos programas de inclusão social. A secretária Mônica Lima acompanha o atendimento e orienta as mães sobre a importância de manter as vacinas das crianças atualizadas para garantir que as famílias permaneçam incluídas nos programas.
Todas as atividades são monitoradas pelo prefeito Francisco Ernilson de Freitas, o Burica. Com sete meses e poucos dias do segundo mandato, Burica tem a convicção de que vem desenvolvendo um trabalho notável no atendimento básico de saúde para a população de Rodrigues Alves.
“Temos uma boa equipe que não mede esforços para chegar com o atendimento a quem precisa, as unidades de saúde estão com medicamentos à vontade e estamos organizando o laboratório para atender com os principais tipos de exames. Temos a certeza que a população está sendo bem assistida e nosso meta é molhar ainda mais para que possamos disponibilizar sempre uma saúde de qualidade em nosso município. Esse ação de levar o atendimento para a comunidade é importante porque da a oportunidade para que as pessoas tenham a atenção assim que comecem a sentir algum problema e evita que a situação chega a uma nível mais difícil para o tratamento” – disse Burica.
Assessoria