Cerca de nove mil candidatos concorrem as mais 400 vagas oferecidas pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O processo seletivo que vai contratar profissionais de diversas áreas da Educação mobilizou toda a população, principalmente por conta da gratuidade no certame.
Os candidatos a cargos efetivos pela primeira vez não pagam taxa de inscrição. Essa novidade foi um dos fatores derteminantes para o grande número de interessados em realizar as provas, marcadas para o próximo dia 20.
A comissão responsável pela realização do concurso apontou um dado importante no levantamento feito. Os cargos mais concorridos, que são para vigia, servente e merendeira, agrupam mais de seis mil e quinhentos inscritos. Embora a exigência de escolaridade seja baixa, a aprovação torna-se mais difícil. Isso porque a grande maioria dos que concorrem às vagas possuem nível médio e até superior, aspecto que na opinião do Secretário de Educação, Ivo Galvão, sustenta-se na busca pela estabilidade financeira.
“Esses cargos são para o quadro permanente do município e isso gera mais interesse por conta da estabilidade do servidor, que mesmo não tendo salário ideal aos desejos futuros, garante o sustento e necessidades básicas, podendo ao longo do tempo tentar outros concursos, mantendo a segurança econômica com a efetivação contratual”, declarou Galvão.
Para o prefeito Vagner Sales esta política pública adotada pelo município, a gratuidade nas taxas de concurso público, é para dar oportunidade principalmente a população desempregada, porque assim pode concorrer as vagas oferecidas.
“Todos aqueles que se interessam podem concorrer e não apenas os que podem pagar a inscrição. Queremos acima de tudo, a aprovação baseada no mérito daqueles que tiveram condições aptas e conhecimentos necessários para ser digno e merecedor das vagas oferecidas”, finalizou.
Assessoria