A diplomação de todos os vereadores, prefeitos e seus vices dos municípios acreanos do alto Juruá, eleitos em outubro deste ano, será realizada durante esta semana. Na próxima quinta-feira, 15 de dezembro, o Tribunal Regional Eleitoral – TRE – entregará os diplomas para os novos gestores e parlamentares de Cruzeiro do Sul Rodrigues Alves e Mâncio Lima. Na sexta-feira, 16, serão diplomados os eleitos de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.
Em uma solenidade a ser realizada no Teatro do Náuas, em Cruzeiro do Sul, a partir das 19 horas de quinta-feira, serão entregues os certificados dos prefeitos Ilderlei Cordeiro, Sebastião Correia e Isaac Lima. No mesmo ato os vereadores de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima e os vice-prefeitos desses três municípios receberão seus diplomas.
Após a solenidade em Cruzeiro do Sul, a juíza da 4ª Zona Eleitoral, Adarmacia Machado, visitará Marechal Thaumaturgo e Porto Walter para a diplomação dos políticos eleitos nesses dois municípios. Em Thaumaturgo a cerimônia será realizada na sexta-feira, na Câmara Municipal, a partir das 9 horas, e em Porto o ato de diplomação acontece no Salão Paroquial, as 16 horas.
De acordo com o diretor do Cartório Eleitoral da 4ª Zona, João Carlos de Godoy, todos que foram eleitos , até mesmo aqueles que respondem algum processo, como é o caso do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, serão diplomados.
“Até entende-se que uma ação impediria uma diplomação, mas isso é praticamente uma exceção à regra porque o tramite, embora seja em rítmo sumaríssimo, demanda um tempo para que seja dada a ampla defesa a todos os envolvidos até que haja uma sentença. Havendo uma sentença é de praxe que a parte ou o MP recorra e suba para uma instância superior e o tramite não seria tão célere assim” – explicou Godoy.
Tribuna do Juruá