A solenidade de inauguração do novo sistema de vigilância eletrônica da cidade de Cruzeiro do Sul (AC) aconteceu na manhã desta terça-feira (02), na sede do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O evento contou com a presença do secretário de segurança pública do Estado Acre, Emilson Farias, e de várias autoridades, entre elas, os delegados da polícia civil, Lindomar Ventura, Luiz Tonine, Alex Naldo, o representante da Polícia Federal, MPF, Ministério Público Estadual, Exército Brasileiro, PM e Corpo de Bombeiros.
A partir de agora o município passa a contar com mais uma ferramenta tecnológica para o combate ao crime na região.
No total são 24 câmeras instaladas em áreas estratégicas, foram priorizadas as maiores unidades de ensino, como é caso da Escola de Ensino Médio Craveiro Costa, localizada no bairro do Remanso. A área é considerada violenta e apresenta alto índice de criminalidade envolvendo estudantes e pessoas externas.
Através do novo sistema já foi possível identificar o autor de um homicídio, ocorrido na semana passada, no bairro da várzea. Toda ação foi registrada em tempo real pelo sistema de câmeras.
Todos os 24 equipamentos transmitem as imagens alta definição. O investimento é da ordem de R$680.000 mil, do governo do estado em cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça do Acre e Promotoria Pública.
De acordo com Iverson Bueno, promotor de justiça, o MP contribui com cerca de 80 mil para requisição de oito câmeras.
Major Moura, comandante do 6°BPM, destacou eficiência da nova ferramenta para ajudar no o trabalho ostensivo da PM.
O secretário de Segurança Pública do Acre, Emilson farias, também citou a importância da integração entre as forças de segurança para o combate ao crime. Para isso, a utilização de novas tecnologias sempre são bem-vindas.
Tribuna do Juruá