O encontro que acontece todo ano tem como tema para este ano a nova prestação de contas
O objetivo do evento era exercer o papel pedagógico para o jurisdicionado de uma forma a propiciar um momento em que o jurisdicionado possa tirar suas dúvidas com a equipe técnica do Tribunal.
Participaram do evento o prefeito de Cruzeiro do Sul Vagner Sales, vereadores, secretários, contadores, controladores internos, assessores jurídicos, representantes dos conselhos gestores e interessados pelo tema.
A escolha dos temas abordados foram de acordo com as solicitações dos gestores, dificuldades dos municípios e diretrizes com base em novas leis. Todos os anos os temas são diferenciados, este ano o tema é sobre a nova prestação de contas na área pública.
Segundo Naluh Gouveia presidente do TCE/AC, o motivo de haver a necessidade de ter esse seminário é ir além do papel punitivo do TCE para uma orientação pedagógica. A função primordial do Tribunal de Contas é fiscalizar os gastos do dinheiro público.
‘’Há muitas dúvidas com relação a licitações, contratos, terceirização, ouvidoria, controle interno, então fazemos um levantamento para realização dos cursos de capacitação voltados para as dúvidas dos gestores para que não exista tanta falhas formais que encontramos’’, explicou Naluh Gouveia presidente do TCE/AC.
A função constitucional que o Tribunal de Contas desenvolve é de fiscalização na área: Contábil, orçamentária, financeira, administrativa, ou seja de fiscalizar o dinheiro público.
O prefeito Vagner Sales falou sobre da importância do TRE/AC: ‘’Como prefeito de Cruzeiro do Sul eu vejo a importância que o Tribunal de Contas realiza, seja na orientação das prefeituras ou o acompanhamento dos recursos, na aprovação das contas enfim é um grande serviço prestado para as prefeituras. E os cursos de capacitação são de maior importância ainda porque o prefeito tem que administrar o município e para isso precisa de ajuda e quem cumprir esse papel tem que estar preparado’’, declarou Vagner Sales.
Tribuna do Juruá – Uiliane Barbosa