Com o objetivo de fortalecer a piscicultura em Porto Walter a prefeitura está dando o apoio necessário para a chegada de alevinos no município. No último sábado (09), foram transportados de Cruzeiro do Sul mais de 42 mil alevinos suprir as necessidades de 30 famílias de piscicultores.
A dificuldade com o transporte levar o peixe de Cruzeiro do Sul, onde já existe um centro de produção de alevinos que fornece o peixe para todos os municípios do Juruá, era um dos principais problemas enfrentados pelos criadores de peixe de Porto Walter. Sensibilizado com os produtores, o prefeito Zezinho Barbary decidiu apoiar a Cooperativa Coopersil e garantiu o apoio logístico para que o peixe em fase inicial possa ser levado ao município. No último sábado mais uma remessa com mais de 42 mil alevinos das espécies curimatã, pirapitinga, piau e tambaqui chegaram para os sócios da cooperativa.
Este ano já é a segunda vez que a Coopersil recebe alevinos sem custos com o transporte. O Zezinho Barbary afirmou que o objetivo é facilitar a atividade dos pequenos piscicultores. “Antes só quem criava peixe eram os grandes fazendeiros, políticos e empresário. Hoje a prefeitura ajuda as cooperativas e os pequenos produtores, com isso, nossas famílias carentes vão criando para o seu sustento e quem sabe futuramente se tornarem vendedores” – ressaltou o prefeito.
Além de garantir o transportes de alevinos, a Prefeitura de Porto Walter também apoio os piscicultores com a construção de tanques e açudes. Barbary destacou a participação dos vereadores no apoio a atividade. Segundo ele, a decisão de facilitar a chegada do peixe ao município partiu de uma indicação do vereador Arnoudo Lima.
Tribuna do Juruá