A Unidade Local de Guajará, situada na região do Juruá, dará inicio hoje, dia 23, às 19:30 hs, um ciclo de palestras para criadores de bovídeos (que incluem bovinos e bubalinos). As palestras serão realizadas em paralelo a campanha de vacinação contra febre aftosa no Estado – realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM, em parceria com a Comissão Executiva Permanente de Defesa Animal e Vegetal – CODESAV e apoio da Prefeitura Municipal de Guajará.
A primeira palestra será realizada na escola estadual José Elno Ferreira e abordará o tema da brucelose, uma zoonose causada pela bactéria do gênero Brucella, que é responsável por prejuízos ao rebanho como: surto de abortamento, distúrbios reprodutivos, queda na produção leiteira, morte de bezerros e prejuízos econômicos aos criadores da região. As demais palestras que ocorrerão durante o ano, abordarão temas como Carbúnculo Sintomático e Hemático, Sanidade de Suídeos e Equídeos, além da Febre Aftosa.
A vacinação contra brucelose é obrigatória em bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses, e segundo o médico veterinário responsável pela palestra, Dr. Raimundo Francalino Pereira o objetivo da vacinação é prevenir e erradicar a ocorrência da doença no Estado.
Com um rebanho de aproximadamente 44 mil Animais, com uma média de abate de 135 animais por mês. O município realiza a conscientização entre os criadores desde 2005 e intensifica as atividades durante a campanha anual de vacinação contra a febre aftosa. Segundo o gerente da Unidade Local de Guajará Germano Nogueira de Lima, “a importância da conscientização entre os criadores é imprescindível para as boas práticas de manejo sanitário e que se tenha um rebanho sadio, valorizado e de qualidade garantindo dessa forma a comercialização”.