O deputado Major Rocha (PSDB) apresentou projeto na última sessão parlamentar antes do recesso de meio do ano.
O parlamentar propôs que os policiais militares que participaram de manifestações contra o governo no último mês de maio recebessem anistia. A proposta foi apresentada na quinta-feira, 14, no plenário da Assembleia Legislativa.
Rocha quer seguir o exemplo do governo do Rio de Janeiro em que os bombeiros receberam anistia após um conflito em que reivindicavam melhores condições de trabalho e uma remuneração mais justa. Para ele a mesma regra poderia ser aplicada no Estado do Acre já que são situações parecidas.
Para reforçar sua defesa o parlamentar citou as mudanças que a presidente Dilma Rousseff aprovou recentemente no Código Penal e que segundo alguns juristas podem servir de estímulo à criminalidade. “O sistema judiciário caminha para afrouxar a lei e botar na rua milhares de criminosos, enquanto isso na contramão vemos punição para trabalhadores que foram as ruas reivindicar seus direitos”.
Segundo o Major Rocha anistiar os PM’s que foram punidos é uma forma de corrigir injustiças. “Lembro que tempos atrás essas mesmas pessoas que hoje estão no governo punindo os policiais que exerceram o direito de reivindicar incentivavam greves”.
Yuri Marcel da Agência Aleac