Foi grande o número de pessoas que procurou a unidade básica de saúde em Rodrigues Alves nesta sexta-feira (19) para realizar o teste rápido da hepatite. O dia nacional de combate à doença é promovido em 28 de julho, mas a prefeitura antecipou à mobilização da sociedade em virtude a programação alusiva às comemorações do aniversário da cidade que acontecem na próxima semana. Além de atendimento para o controle da hepatite, os servidores da Secretaria Municipal de saúde realizaram testes rápidos de HIV e diabetes.
As ações de combate à hepatite foram intensificadas devido ao alto índice observado nos últimos anos, principalmente do tipo “A”. A vacina, o teste rápido para identificar pacientes e o tratamento aos portadores do vírus são oferecidos diariamente nas unidades de saúde do município. Esses atendimentos todos foram realizados em maior quantidade durante esta sexta-feira.
A fila foi intensa durante o dia inteiro. A maioria compareceu apenas para se certificar de que não tem hepatite e para fazer a imunização. Quem teve o diagnóstico comprovado foi encaminhado ao médico para iniciar o tratamento. Mais de 200 testes rápidos de hepatite foram realizados. Quem compareceu ao posto de saúde também se submeteu aos testes de HIV e diabetes. Os idosos foram em maior número.
“Nossa meta é identificar todos os pacientes e oferecer o tratamento adequado para que não tenhamos mais vítimas dessa doença em nosso município. Mas, para isso, precisamos contar com o apoio de toda sociedade. É preciso que as pessoas compareçam as unidades de saúde para fazer o teste e tomar a vacina para se prevenir contra a hepatite” – disse o prefeito Francisco Ernilson de Freitas (Burica) que acompanhou os atendimentos.
O atendimento também foi acompanhado pelo representante da Associação dos Portadores de Hepatite do Acre ( APHAC), Ralid Melo. O diretor da entidade afirmou que a APHAC terá uma atuação mais forte na região do Juruá a partir de agora em defesa dos portadores de hepatite.
“Estamos estruturando a associação na região para que possamos acompanhar de perto todas as ações de atendimento as pacientes. Já temos a garantia de dois carros novos para visitar todos os municípios e estamos buscando a parceria com as prefeitura para toda atenção necessária aos pacientes que sofrem com e essa doença” – disse Ralid.
Assessoria