A Prefeitura de Rodrigues Alves deu início na última segunda-feira (22) o Programa de Mecanização Agrícola para atender os produtores rurais do município. Os primeiros beneficiados foram os agricultores da comunidade Profeta que prepararam os terrenos para o plantio de melancia e mandioca. A meta da Secretaria Municipal de Agricultura é mecanizar mais de 600 hectares durante o período de verão deste ano.
Na comunidade Profeta o serviço foi concluído nesta quinta-feira (25). Em apenas quatro dias, 10 hectares foram mecanizados para atender 8 famílias de produtores. Cada proprietário de terreno, logo que teve a área mecanizada, já iniciou o plantio. O agricultor Antônio Pereira de Oliveira aproveitou o trator que foi colocado à disposição pela Prefeitura para preparar 1 hectare para plantar melancia.
“Esse é o momento certo, pois, se demorar, o verão fica muito forte e não dá uma boa produção. Ainda bem que estamos tendo o apoio da Prefeitura que facilita o nosso trabalho com a mecanização, porque as terras estão cansadas e se não for feito esse trabalho, fica difícil colhermos um produto de boa qualidade” – disse o agricultor que espera colher mais de duas mil melancias daqui a três meses.
Na propriedade do agricultor Antônio Andrade de Souza (o Carlão) foram mecanizados dois hectares. Carlão vai aproveitar o bom preço da farinha para ampliar sua plantação de mandioca. Hoje ele já tem um roçado de 1 hectare, mas, como a farinha está chegando a quase R$ 200,00, a saca com 50 quilos, o agricultor vai ampliar sua produção.
“Temos que aproveitar essa valorização para melhorar a renda da família. Sei que a roça só vai está pronta daqui a um ano, mais ou menos, mas quando for à metade do ano que vem espero que o preço ainda esteja bom, pois eu vou ter bastante farinha para vender e ganhar um dinheiro” – acredita Carlão.
“Esse é um dos nossos objetivos, dá condições para que os agricultores possam produzir para desfrutar desse momento em que a farinha está com um preço que compensa para os produtores. Ao mesmo tempo, estamos incentivando a plantação de mandioca para que não tenhamos a baixa produção de farinha no próximo ano, como acontece nesse período. Além disso, esse trabalho precisa ser iniciado logo no começo do verão que é o momento certo para o plantio da melancia e para aproveitarmos ao máximo o período sem chuvas para atingir nossa meta de mecanizar 600 hectares de terra este ano” – afirmou o prefeito Burica que, nesta quinta-feira, acompanhou os serviços na comunidade Profeta.
Para alcançar essa meta, a Secretaria de Agricultura do município dispõe de 3 tratores agrícolas e contará com o apoio do Governo do Estado, através da SEAPROF (Secretaria de Extrativismo e Produção Agroflorestal) que também colocará sua estrutura em benefícios dos agricultores para mecanização de terra. “Nosso objetivo é atingir o maior número de comunidades possíveis atendendo mais de 500 famílias com esse trabalho” – afirmou o secretário municipal de Agricultura, Roberto Pasmine Guevara.
Assessoria