Município de Rodrigues Alves realiza caminhada pela saúde
cleonnildo
A mobilização de toda a sociedade de Rodrigues Alves para os cuidados com a saúde foi realizada nesta terça-feira (18) sob a coordenação da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde. A atividade faz parte de uma programação do Dia Mundial da Atividade Física, 15 de abril, promovida em parceria com as secretarias municipais de educação, de obras, Assistência Social, o setor de endemias e a representação, no município, da Secretaria de Estado de Educação.
A caminhada teria sido realizada na última sexta-feira, se não fosse a forte chuva que assolou a cidade e fez com que a equipe de organização transferisse para esta terça-feira, pela manhã. Os alunos e servidores de várias escolas estaduais e municipais chegaram bem cedo à Praça Antônio Guilherme e antes de iniciar a caminhada pela cidade, fizeram alguns exercícios de alongamento coordenados por dois educadores físicos.
Após o aquecimento, a multidão que se aproximou de mil participantes, seguiu da praça para o Parque Municipal. Com faixas e cartazes as crianças, jovens e adultos levavam uma mensagem de conscientização aos moradores em relação a formas de se prevenir de todas as doenças. O objetivo de todos é orientar a população para o enfrentamento a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypiti, aos problemas cardíacos, à malária, a gripe e outras patologias.
“Queremos alertar a sociedade para que todos estejam sempre tomando os cuidados básicos para combater todas as formas de contrair essas doenças. E como estamos em uma programação do dia da atividade física, aproveitamos para fazer essa caminhada e mostrar a importância de se praticar exercícios para manter uma boa saúde” – disse a coordenadora de educação em saúde do município, Suliente Matos.
O prefeito Burica e a secretária municipal de Assistência Social, Mônica Lima, participaram da atividade. Durante a abertura da programação o prefeito falou da importância da mobilização de toda comunidade para melhoria da saúde pública.
“Só o poder público não tem como combater tantas doenças que surgem a cada dia. Então o nosso objetivo é chamar a população para lutarmos juntos contra a malária, a dengue e outras doenças. Tenho certeza que cada um fazendo a sua parte temos mais condições de nos protegermos e melhorar nossa qualidade de vida” – destacou Burica.