Os moradores já decidiram até mudar o nome da comunidade após os benefícios que tiveram nos últimos anos. Em 2012 foram contemplados com a abertura do ramal e com a chegada da energia elétrica e agora ganharam uma escola. Durante a inauguração neste sábado (16) o prefeito Burica e o deputado Jonas Lima (PT), mais os vereadores Darimar Rocha, Evanildo Nascimento e Jailson Eugênio, e o secretário de Educação Orleilson Ferreira, entregaram notebooks para uso dos alunos.
Nem mesmo a chuva intensa que assolou a região do Juruá durante todo o dia de sábado impediu que a comitiva do prefeito Burica chegasse ao ramal dos Esquecidos para a solenidade de inauguração da Escola Raimundo Bezerra. A equipe seguiu de barco pelo rio Juruá e foi recebida com festa pela comunidade preparou um bolo e salgadinhos.
No local existem 56 alunos que precisavam viajar para outra comunidade para frequentar as aulas. Para facilitar o acesso dos estudantes ao ensino-aprendizagem a prefeitura decidiu transferir a unidade de ensino que estava desativada há dois anos na comunidade Nova Cintra para o Ramal dos Esquecidos.
Com o apoio da população a Secretaria Municipal de Educação conseguiu erguer o prédio em um período de trinta dias. As obras tiveram início em fevereiro e a escola começa a funcionar a partir desta segunda-feira (18). Durante o período do dia atenderá os alunos do ensino fundamental e à noite haverá aulas de Educação de Jovens e Adultos.
“É um sonho que está sendo concretizado para a gente desta comunidade que, como o nome diz, antes era esquecida. Era uma preocupação grande quando nossos filhos saiam de casa em canoas para viajar para estudar na Pucalpa. Agora eles podem ir para a escola e nós ficamos em casa tranquilos”- comemorou a dona de casa Luiza Costa da Silva, filha do primeiro morador da comunidade, Raimundo Bezerra, que teve como homenagem póstuma seu na unidade de ensino.
Os alunos da escola Raimundo Bezerra foram os primeiros contemplados com notebooks no município de Rodrigues Alves. Eles iniciarão o ano letivo tendo os primeiros contatos com os computadores que foram entregues pela Secretaria de Educação.
“É inadmissível que os alunos da zona rural não tenham as mesmas condições de estudo que têm os estudantes da zona urbana. Por isso estamos iniciando esse processo de modernização do estudo com a entrega de notebooks nesta comunidade, pois as crianças daqui precisam sair conhecendo essa tecnologia para que não dependam de outras pessoas no momento que tiverem que estudar na cidade”- disse o secretário de Educação Orleilson Ferreira.
Durante a solenidade de inauguração o prefeito Burica se comprometeu em construir um poço artesiano para abastecer a escola e, ao mesmo tempo, fornecer água de boa qualidade para os moradores.
“Estamos trabalhando para melhorar a qualidade da educação do município em todos os aspectos. Seja na reordenação das escolas ou na melhoria da estrutura para que os professores possam trabalhar com dignidade e os alunos tenham o melhor rendimento possível” – ressaltou Burica.
Como forma de comemorar pelos investimentos que tiveram, os moradores chegaram ao entendimento que não devem mais manter o nome da comunidade de Ramal dos Esquecidos, titulo dado pelos primeiros habitantes do local que se sentiam desprezados pelo poder público. Eles devem se reunir nos próximos dias para chegar a um consenso se a comunidade deve passar a ser chamada pelo mesmo nome da escola, Raimundo Bezerra, ou São Sebastião em homenagem ao morador mais idoso que vive no local.
Mazinho Rogério – Assessoria de Comunicação