A vida estava ficando difícil para os produtores que moram nos Ramais do Tiririca e dos Pinheiros. As estradas de acesso às comunidades foram todas recuperadas durante o verão, mas, devido as fortes chuvas, os dois ramais já estavam praticamente intrafegáveis.
“Estávamos preocupados, pois, se continuasse assim, logo íamos ficar sem puder levar nossos produtos para vender na cidade” – confessou o agricultor José Maria da Silva que mora há 14 anos no ramal do Tiririca.
“Não é fácil realizar esse tipo de trabalho nesse período, pois o solo fica muito úmido e dificulta a operação com máquinas pesadas. Mesmo assim, trabalhando com muito cuidado, vamos avançando até deixar o ramal em boas condições” – ressaltou o secretário de obras do município, Ruster Batista.
Logo que se encerre o serviço nos dois ramais, as equipes serão deslocadas para outras regiões do município que tem a maior área rural na região do Juruá, compreendida em um total aproximado de 900 quilômetros. Para garantir que o maior período possível de trafegabilidade, a Prefeitura coloca camada vegetal nos locais recuperados.
“Além das dificuldades para realizar esse tipo de serviço na zona rural, devido às chuvas, enfrentamos também uma crise financeira com a redução de alguns repasses para o município. Entretanto, estamos preparados com máquinas novas e muita determinação da nossa equipe para facilitar o acesso dos produtores e assim vamos continuar com essas ações durante o período de inverno”- garantiu o prefeito Burica que acompanha de perto as atividades das equipes.
Assessoria – Dejalcimar Rogério
