Uma equipe composta por médicos, enfermeiros e outros profissionais em saúde passou um período de 10 dias visitando as comunidades do Rio Paraná dos Mouras e seus afluentes prestando serviços à população de Rodrigues Alves. Esta foi à segunda etapa do Programa de Saúde Itinerante realizada pela Prefeitura do Município nas comunidades ribeirinhas durante este ano de 2016.
O programa já é executado em Rodrigues Alves há sete anos e tem como finalidade levar a atenção básica para a população em cada comunidade. Este ano os moradores do Paraná dos Mouras tiveram a presença dos profissionais em saúde pela primeira vez em fevereiro e agora voltaram a receber o atendimento.
Desta vez, além de vacinas e exames rápidos para vários tipos de doença, as famílias também tiveram a oportunidade de realizar consulta aos médicos e todos que tiveram uma prescrição, receberam o medicamento em uma farmácia que foi montada em cada local de atendimento.
“Foi à primeira vez que recebemos um ginecologista aqui na nossa comunidade. Isso facilita muito porque eu estava há vários meses precisando de atendimento e para ir até a cidade se torna muito difícil para nós que moramos tão distante” – disse a dona de casa Maria Sulenir.
O prefeito Francisco Ernison Saraiva de Freitas (Burica) acompanhou o atendimento na comunidade São Jerônimo. Além de dá todo apoio para a equipe que visita as localidades, o prefeito anunciou que o município vai realizar novos investimentos par ao setor de saúde com o objetivo de melhorar a assistência aos moradores da área rural e da zona ribeirinho.
“Esse trabalho estamos realizando desde o meu primeiro ano de gestão. No período em que os rios possibilitam a viagem das equipes, realizamos atendimentos nas comunidades ribeirinhos como estamos fazendo agora. Quando chega o verão deslocamos os profissionais para os ramais como vamos encaminhar a partir de agora. E a novidade para melhorar o atendimento nas comunidades do Paraná dos Mouras é a construção de um posto de saúde aqui no São Jerônimo e outro na Foz do Paraná. Já providenciamos o processo de licitação e as empresas estarão iniciando a obra nos próximos dias” – anunciou Burica.
Nos dez dias de serviços foram realizados mais de dois mil procedimentos e mais de 20 comunidades e as equipes já se prepara outra viajem ao Paraná dos Mouras, neste mês de junho, e também já definiu uma programação para um dia de atendimento na Gleba Paraná.
Tribuna do Juruá – Dejalcimar Rogério