O anúncio foi dado aos moradores da comunidade pelo prefeito Burica no último sábado (19). Acompanhado do secretário de educação, Orleilson Ferreira, do vice-prefeito, Jailson Amorim, e do vereador Josué (PT), Burica visitou o ramal para uma consulta à população sobre a obra e com o objetivo de ter o apoio para a implantação da unidade de ensino.
No Ramal dos Esquecidos moram 14 famílias e existem cerca de 60 alunos, entre crianças que vão frequentar o Ensino Infantil, adolescentes do Ensino Fundamental e jovens e adultos que frequentam o EJA. Para estudar, todos tinham que se deslocar para a comunidade Pucalpa que fica a quase meia hora de barco.
Com o objetivo de tornar o ensino mais acessível aos moradores da comunidade, a Prefeitura decidiu transferir uma escola que estava sem funcionar desde 2010, na comunidade Nova Cintra por falta de alunos, para o Ramal dos Esquecidos. A princípio, a unidade de ensino será instalada em prédio de madeira que será construído com o material da escola da Nova Cintra.
Para que a escola possa ser instalada, o agricultor Sebastião Agripino, que mora no local há quinze anos, foi quem cedeu uma área de terra para a construção. Os moradores da comunidade já limparam o terreno e a obra deve ter início ainda este mês.
“Estamos muito felizes, pois agora temos escola em nossa comunidade que é isolada, para que meus netos possam estudar bem perto de casa e sem risco, como acontecia quando eles saiam daqui de barco para estudar distante. Vai facilitar pra mim também que, se tiver estudo à noite, até eu vou frequentar” – disse seu Agripino.
“Queremos concluir a construção em um prazo de no máximo 20 dias para que a escola comece a funcionar no início do ano letivo” – informou o Secretario de Educação.
O prefeito Burica ressaltou que 2013 será o ano da educação em Rodrigues Alves. Segundo ele, o objetivo é melhorar os indicadores de avaliação do ensino do município. Para isso, além de investir na construção e manutenção das unidades de ensino, será feito também um trabalho de qualificação de professores.
“Precisamos avançar mais ainda, principalmente na zona rural onde mora maior parte da população de Rodrigues Alves. Nesse sentido, estamos programando uma série de ações que vão melhorar o ensino de nosso município que, inclusive, será o primeiro da região do Juruá que terá creches na zona rural” – anunciou o prefeito.
Assessoria