Estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Acre (Ufac) estão realizando a II Semana de Acadêmica de Agronomia no Campus Floresta. Com o tema Desafios da Agricultura no Alto Juruá, o encontro objetiva abrir espaços para discussões e reflexões acerca das potencialidades e gargalos da produção agrícola regional. Técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Federal do Acre (Ifac) prestigiam o evento.
A Semana também comemora os cinco anos de implantação do curso no Alto Juruá. O professor e um dos organizadores, Kleber Andolfato de Oliveira, disse que o encontro é um marco histórico na universidade. “Estamos formando a primeira turma, que vai entrar no mercado de trabalho. Estamos convictos de que agricultura é mais do que uma alternativa econômica, é uma necessidade”, apregoou ele, para quem o evento propicia a integração de diversos conhecimentos.
Um dos palestrantes, o gerente-geral da Embrapa no Acre, Eufran Moraes, acredita na “equação” na qual a pesquisa e o desenvolvimento geram inovação. “De posse do Zoneamento Ecológico-Econômico é possível desenvolver uma agricultura sustentável, capaz de gerar oportunidades de empregos através da agroindústria. Temos que fazer isso respeitando as características da região e de seus habitantes”, destacou ele.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal