Alunos da Escola Sete de Setembro recebem palestra preventiva ao uso de drogas
Na última quarta-feira (18) os alunos do turno da tarde da Escola Sete de Setembro, localizada no bairro Igarapé Preto, participaram de uma palestra de prevenção ao uso de drogas, ministrada pelo Presidente da Associação de Pais de Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq) Raimundo Felício, o Branco, e a psicóloga Clécida Mara.
A palestra preventiva foi solicitada pela escola, fazendo parte do projeto “Valorize a vida: Diga não às Drogas”. Durante 3 semanas os alunos do 5º ao 9º ano participaram de atividades que visavam a prevenção ao uso de entorpecentes.“Essa palestra é muito importante, pois ajuda a conscientizar os alunos sobre os efeitos ocasionados com as drogas”, enfatizou a coordenadora do projeto, Socorro Amaral.
Na oportunidade Branco e a psicóloga falaram sobre os diversos tipos de drogas existentes, as consequências geradas ao ser humano e os prejuízos ocasionados para a sociedade. Branco enfatizou que a dependência pode atingir qualquer pessoa, independente de idade, sexo ou classe social.
Para Branco é fundamental evitar o primeiro contato com as drogas, pois a maioria delas causam a dependência logo nos primeiros contatos.
Os estudantes participaram ativamente da palestra, ouvindo as explicações e observando os exemplos mostrados nos slides. “Eu aprendi bastante. Agora eu sei os perigos gerados com o uso da droga. Sei que não posso experimentar se alguém me oferecer, pois dessa forma estarei destruindo não só a mim, mas toda minha família”, abordou o aluno Nadson Oliveira ao falar sobre o que aprendeu na palestra.
Internos da Apadeq realizam apresentação e emocionam participantes de capacitação
Na manhã desta quinta-feira (19) os internos da Apadeq realizaram uma apresentação para os participantes da qualificação temática do Projeto de Saúde e Prevenção nas Escolas. A atividade foi realizada no auditório da Sedup.
Participavam da capacitação gestores de escolas, coordenadores, Ifac, Ufac, Cras, Creas, adolescentes e jovens multiplicadores, coordenadores de postos de saúde, enfermeiros e outros. Durante a apresentação do coral da Apadeq, os internos entoaram louvores que emocionou todo o público presente.
“Esse coroamento que tivemos hoje, com a apresentação do coral da Apadeq, realmente foi de emocionar. Eu pessoalmente tenho na família alguém que também sofre por abuso ou dependência química, acho que na verdade uma boa parte da população brasileira, ou tem alguém da família que sofre com isso, ou conhece alguém”, falou o coordenador estadual do programa de saúde e prevenção nas escolas, Antonio Neto.
A coordenadora municipal Sandra Abensuor falou que os conhecimentos passados pela Apadeq são essenciais para o desenvolvimento dos trabalhos. “Nós temos uma parceria muito boa com a Apadeq, tanto a Apadeq conosco e nós com eles. Esse programa de saúde e prevenção nas escolas é feito baseado na prevenção e proteção dos jovens”, disse.
Ainda durante a capacitação o presidente da Apadeq, o Branco, usou da palavra e falou sobre as conseqüências das drogas e o trabalho desenvolvido dentro da instituição, sendo que um dos temas do projeto é o estudo sobre o comportamento das pessoas, abordando os motivos que levam-as, em especial os jovens, a entrarem no mundo das drogas.
Apadeq entrega camas para o Abrigo Infantil Lar Novo Dia
A Apadeq realizou na manhã desta quarta-feira(18) a doação de 7 camas para o Abrigo Infantil Lar Novo Dia. O abrigo infantil atende crianças em risco e em vulnerabilidade, sendo necessário o acolhimento especial a essas crianças.
Segundo o presidente da Apadeq, Branco, os internos confeccionam móveis em geral, fazendo parte dos trabalhos diários. As camas foram restauradas pelos internos e entregues ao lar infantil.
“ Entregamos as camas para o Abrigo Lar Novo Dia, situado no Aeroporto Velho. As camas estavam deterioradas, sem condição de uso, todas foram restauradas. Os internos refizeram elas todas. A Apadeq além de trabalhar com a recuperação e prevenção, ela ainda ajuda outras instituições”, finalizou o presidente da Apadeq, Branco.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery