O cantor Álamo Kário fecha a Exporacre Juruá neste domingo. Compositor e instrumentista, nasceu em Mossoró (RN). Começou sua carreira cantando em festivais universitários onde cursava Letras, e tocando em trios elétricos, casas de shows e teatros do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.
É influenciado pelas guitarras e a energia do rock´n´roll, mas tem no sangue a raiz e o suingue da música nordestina, onde deixa isso muito claro nos seus três registros fonográficos. Gravou, em 1986, um compacto duplo, intitulado “Um Novo Dia”, onde solidificou sua carreira como artista autoral no Rio Grande de Norte.
Em 1990 chegou a Rio Branco para fazer alguns shows e, a partir dessa temporada, foi se firmando e se identificando com a cultura e a particularidade dos acreanos. “Vim para o Acre, mas os acreanos não me deixaram sair daqui”, conta ele, que tem um vasto trabalho em todo o Estado, e já se apresentou do Alto Acre ao Vale do Juruá.
Quanto misturou o estilo pop, mais a raiz nordestina e a cultura amazônida, Álamo Kário se tornou um artista versátil. A música “Cuidado Com os Gringos” é apenas uma parte dessa amálgama que o fez um artista respeitado e bem sucedido. Em 23 anos de carreira, ele nem titubeia quando o assunto é sucesso: “Eu acho que sucesso é ser feliz. Eu abandonei três faculdades para ser músico. Gosto do que faço e amo o Acre e sua gente”, declarou o artista.
DISCOGRAFIA
1986 – O primeiro disco (compacto duplo). Gravado em Recife com total influêcia do Rock, estilo que arrebatou os anos 80.
1998 – O segundo disco. Gravado no Rio de Janeiro e inspirado pela vertente pop, mais flertando com outros estilos, como o reggae, blues e o baião.
2006 – O terceiro disco. Gravado em Rio Branco. Um trabalho firmado pela sonoridade da música nordestina, mas com pitadas quentes de guitarras e fragmentos do Rock.
2010 – projetos de um novo CD e DVD.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal