Além do tratamento Apadeq realiza o trabalho de prevenção alertando estudantes sobre as consequências de usar drogas.
A direção da Associação dos Pais e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq) realizou mais uma palestra preventiva ao consumo de drogas na rede estadual de ensino. A escola Padre Damião, em Cruzeiro do Sul, foi à escolhida onde mais de 250 alunos ouviram atentamente as explanações e explicações feitas por Branco Felício, coordenador da Apadeq.
Branco palestrou para os estudantes sobre os males ocasionados pelo uso do álcool, maconha, cocaína e as novas drogas do momento Oxi e Crack. Ele exemplificou cada substância e falou das consequências e transtornos que o consumo destas substâncias trás a seus usuários, explicando ainda, que a droga não afeta apenas seus usuários, mais principalmente os amigos, famílias, que na maioria das vezes não estão preparados para conviver no dia a dia com uma pessoa, que tenha dependência química.
O diretor relatou aos estudantes que a Apadeq não está preocupada apenas com a recuperação das pessoas que já estão vitimadas pelo consumo de drogas, mais principalmente com as gerações futuras. Para isso, há mais de 5 anos iniciou o de prevenção, fazendo palestras em escolas da rede municipal e posteriormente nas escolas da rede estadual de ensino.
Branco recomendou aos estudantes que conversem com seus amigos e familiares a respeito dos temas abordados e pediu que evitassem sempre o primeiro contato com qualquer tipo de drogas, pois todos podem levar a consequências graves e prejudiciais a saúde física e mental das pessoas.
Escrito por Adelcimar Carvalho