A campanha começa nesta quinta-feira
Grande parte dos fumantes iniciaram a vida no tabagismo por volta dos 13 à 14 anos de idade. Preocupados com esse grande problema a Secretaria de Saúde Municipal realiza um alerta à população no dia Nacional de Combate ao Tabagismo, que acontece nesta quinta-feira(29).
Com o tema “Viver bem é viver com saúde. Fique longe do cigarro”, a Coordenação Municipal de Controle do Tabagismo realizará palestras educativas e ações nas escolas da rede pública. Durante as palestras serão enfatizados os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
Existem muitos os motivos para ficar bem longe do tabaco. Além de prejudicar quem usa o cigarro, ele também afeta quem não usa. A fumaça do cigarro contém cerca de 4.700 substâncias tóxicas diferentes e muitas delas cancerígenas.
Assim que tragada a fumaça provoca alterações no organismo, como o aumento da pressão arterial dos batimentos cardíacos. O tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças, como o câncer de pulmão, de boca, de faringe, além de esta relacionada a problemas pulmonares e cardíacos. No Brasil, 23 pessoas morrem por hora em função de doenças ligadas ao tabagismo.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery