No sábado 11, um grupo de jovens do curso de Técnico de Enfermagem que estudam no SENAC visitaram e conheceram as dependências da APADEQ, onde conheceram os internos e tomaram conhecimento do trabalho que é desenvolvido pela entidade visando a recuperação de dependentes químicos.
A visita fez parte da grade curricular da disciplina de psicologia das turmas 68 e 69 e contou como aula.
Os acadêmicos entregaram cerca de 100 quilos de alimentos que haviam arrecado e no auditório da instituição trocaram testemunhos com os internos, onde muitos não contiveram as emoções e foram as lágrimas.
A psicóloga Cinthia Sampaio acompanhou os alunos e fez uma explanação quanto ao trabalho da APADEQ e disse aos alunos que aquele foi um momento para que os futuros técnicos em enfermagem quebrassem preconceitos, conhecessem a realidade da clínica e dos internos, para que quando estiverem no mercado de trabalho, possam tratar as pessoas com dependência química, sem nenhum preconceito.
Segundo ela, Branco tem a ajudado a resgatar muitas vidas que não tinham condições de buscar tratamento em clínicas particulares, que cobram pelos serviços prestados aos internos.
O Presidente da APADEQ, Raimundo Felício, (Branco) agradeceu a visita e os elogios recebidos e fez questão de frisar que o sucesso da entidade está relacionado a importantes e imprescindíveis parcerias que são mantidas ao longo dos anos, destacando a participação da prefeitura de Cruzeiro do Sul, que além de manter convênio que garante o pagamento de parte das despesas, nunca deixa de atender uma solicitação da clínica.
“Temos parceiros importantes como a Prefeitura. Vocês estão aqui transportados por um ônibus cedido pelo Secretário Ivo Galvão, que prontamente atendeu mais uma solicitação nossa. Isso mostra o quanto à administração municipal tem nos ajudado.” Destacou Branco, que colocou a entidade a disposição para outras visitas dos acadêmicos.
Tribuna do Juruá – Adelcimar Carvalho