Obras que expressam mitos e lendas amazônicas fazem parte da mostra de quadros nesta sexta-feira, que acontece no Memorial José Augusto de Araújo, em Cruzeiro do Sul.
Retratar personagens mitológicos da Cultura regional não é fácil, mas através da pintura sutil da artista plástica, Amarina Prado é possível não apenas reconhecer a riqueza das estórias, mas também valorizar o espírito emblemático que estas possuem dentro do processo de construção da identidade social.
A exposição de fotos e telas acompanha o lançamento do livro ‘Três luas na Amazônia’, que se trata de uma experiência profunda com a natureza e atmosfera alegórica que a compõe.
Durante três semanas, a gaúcha artista plástica e também escritora, sob um novo olhar consegui adaptar e reescrever as principais lendas que fazem parte do aparato cultural do Acre, e as condensou que em uma crônica.
Da narrativa, e sob o encanto místico da Amazônia e suas personas, ela sintetizou o livro em arte visual. Com quadros multicoloridos e repletos de figuras pitorescas, a mostra faz um passeio pelas lendas mais conhecidas, desde o “Mapinguarí”, “Curupira”, “Caipora”, “Boi tatá”, etc.
O evento é aberto ao público. A mostra estará aberta a partir das 19 horas. De acordo com a artista, todo o acervo estará à venda.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia
[nggallery id=89]