Na manhã desta terça-feira, 29, foi iniciada oficialmente o maior evento de ciência e tecnologia da região do Vele do Juruá, a Amostra Viver Ciência, no Campus do Instituto Federal do Acre (IFAC) em Cruzeiro o Sul. A previsão é que mais de cinco mil pessoas, entre estudantes, profissionais autônomos, imprensa e sociedade em geral possam passar pelos estantes montados.
Autoridades civis, militares, secretários de governo, da prefeitura, comunidade escolar e professores em geral, prestigiaram a solenidade de abertura do evento.
A Viver Ciência é uma ação da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), com o objetivo de valorizar as ações de pesquisas e inovações do ensino público acreano.
O Sesi e Senai, instituições parceiras, fizeram exposições referentes à cursos ministrados em suas sedes, como por exemplo, curso de técnico em segurança do trabalho e robótica.
A Secretaria do Meio Ambiente do Acre apresentou o projeto Resilientes: escolas e comunidade na prevenção de desastre ambientais. A proposta conjunta do Governo do Estado Acre com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério da Ciência e Tecnologia, para promoção de processos e ações consideradas de educação ambiental em mudanças climáticas e prevenção de riscos de desastres, junto as escolas de Ensino Médio localizadas em cidades com áreas de riscos.
“Cruzeiro do Sul é o foco, devido ao estado de atenção pelo período cheias que se aproxima”, destacou Edgar de Deus, presidente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Acadêmicos dos cursos de agronomia e biologia da Universidade Federal do Acre (UFAC) apresentaram boa parte da fauna e flora da região amazônica em exposição.
Para os amantes da tecnologia da internet são vários projetos apresentados, entre eles, a Plataforma Educ, lançada durante a abertura da exposição. Na página é possível acessar conteúdos e jogos educativos para todas as idades e séries.
Durante os dois dias da Viver Ciência é possível ao visitante interagir através de jogos e expandir seus conhecimentos por meio de projetos inovadores de iniciativa de estudantes locais.
A feira foi iniciada hoje e termina nesta quarta, 30.
Tribuna do Juruá