As duas ações foram realizadas durante o final de semana
Na tarde de sexta-feira (09), a Associação de Pais e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq) realizou uma palestra preventiva, contra o uso de drogas, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Luzia. A escola rural fica situada na Estrada do Canela Fina. Média de 30 estudantes assistiram a palestra realizada pela psicóloga da Apadec, Drª Clesida, e pelo presidente da instituição Raimundo Felício, o Branco.
Participaram da atividade alunos do 6º ao 9º ano. Durante a atividade foi apresentado para as crianças a importância da vida sem drogas e os perigos ocasionados com o uso das substâncias entorpecentes. A psicóloga abordou os tipos de usuários, explicando que existe o ocasional, o habitual, o experimental e o dependente. Além de enfatizar as características dos usuários de drogas, que vão desde as mudanças bruscas no comportamento, depressão, inquietação motora, isolamento, irritabilidade, desaparecimento de objetos, entre outros.
“É muito importante que nossos alunos tenham acesso a essa palestra, pois a partir do momento que existe a prevenção, fica mais difícil cair na droga. Essa é uma preocupação nossa como comunidade escolar, e nós queremos que nossos alunos nunca precisem passar por essa situação. A Apadeq está de parabéns com essas ações, levando para as pessoas que mais precisam esses conhecimentos”, mencionou Maria Solange, gestora da Escola Santa Luzia.
As orientações dadas pela Apadeq ajudam os alunos e professores a prevenir o uso de drogas dentro e fora da instituição, além de reconhecer pessoas que possam chegar a ter envolvimento com as drogas e poder dessa forma ajudar outros indivíduos.
Fazendo parte ainda das ações realizadas no final de semana, a Empresa UTC foi recebida neste sábado (10) pelos internos da Apadeq. Os funcionários da empresa conheceram as instalações do prédio, onde ficaram impressionados com a forma de trabalho do local. Em seguida os internos da Apadeq realizaram uma linda apresentação, com louvor e adoração, emocionando dessa forma os presentes. Para o engenheiro Leonardo Miers, Gestor de Construção e Montagem da UTC, com a visita é possível uma aproximação ainda maior entre as duas instituições.
“ Considero que nós fechamos nosso primeiro ciclo de aproximação da Apadeq. A primeira vez que tivemos contato com eles foi quando eles foram no nosso canteiro, dando aquela palestra preventiva junto aos nossos funcionários. E hoje a gente veio conhecer a realidade deles, retribuindo a gentileza deles terem ido lá, e entender o que é feito aqui, tanto por parte dos profissionais, como por parte dos internos. Agora é um ciclo que se fecha nessa primeira aproximação, de forma que a gente realmente consiga fazer uma parceria com a Apadeq, no sentido daquilo que pudermos ajudá-los, a fazer com que esse belo trabalho desenvolvido possa continuar dando frutos”, relatou.
Segundo o presidente da Apadeq, Branco, a interação da instituição junto com a comunidade é essencial para a prevenção ao uso das drogas.
“ A prevenção já faz parte do cronograma de atendimento da instituição, embora que a Apadeq não seja governamental, estas ações fazem parte do planejamento de trabalho, tanto em órgão públicos, como nos privados. Em relação a UTC, essa visita foi fruto da palestra preventiva realizada pela Apadeq para os funcionários da UTC. De acordo com o atendimento, eles se disponibilizaram a conhecer a instituição, tanto a parte física, como o trabalho que é realizado junto com os internos, e assim declarar parceria com a Apadeq.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery