As palestras visam alertar os funcionários sobre os efeitos acarretados com o uso das drogas
Cerca de 500 funcionários da empresa UTC receberam no início da manhã de hoje(25) uma palestra preventiva ao uso de drogas realizada pela Associação de Pais e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq). A palestra foi ministrada no refeitório da empresa de construção.
Atentos, os funcionários ouviram todas as orientações e ensinamentos ministrados pelo presidente da Apadeq, Raimundo Felício, o Branco e ainda da psicóloga da instituição. Durante a palestra o presidente abordou sobre o uso e abuso do entorpecente, enfatizando os problemas acarretados com o uso das drogas, além de prestar orientações para quem já teve o 1º contato, se prontificando ao atendimento.
Além da psicóloga e do presidente da instituição, estiveram presentes também na palestra o médico da Apadeq e da UTC, Drº João Angelim, que abordou a importância dos cuidados preventivos com a saúde dos funcionários.
“ Aqui na UTC nós realizamos um trabalho de prevenção, para nós é uma satisfação muito grande receber esse trabalho da Apadeq. Nós trabalhamos realmente em prevenir e dar educação aos nossos trabalhadores. Já na Apadeq é realizado um tratamento clínico com desintoxicação”, explicou o médico.
Segundo o engenheiro Leonardo Miers, Gestor de Construção e Montagem da UTC, a empresa sempre promove palestras de promoção da saúde coletiva e de preservação do meio-ambiente em seu canteiro de obras. Todos os dias são realizados os diálogos diários de segurança (DDS) nas diversas frentes de trabalho, e uma vez por semana são abordados temas referentes à saúde e meio-ambiente de interesse comum em uma reunião envolvendo todos os funcionários da empresa, em certos casos contando com a presença de palestrantes de outras instituições da cidade.
“ A UTC tem como uma de suas principais preocupações a manutenção da integridade física e da saúde de seus funcionários, pois ela entende que os funcionários são o seu maior patrimônio. A valorização da vida, como política da empresa e como ação individual de seus colaboradores, sempre está presente em nossas práticas diárias e já faz parte da nossa rotina. Essas ações são normais em qualquer uma das nossas obras em todo o Brasil”, relatou .
Durante a palestra foi mostrado ainda para os funcionários um vídeo com pessoas antes e depois do uso das drogas. A Apadeq realiza os trabalhos de prevenção em diversas áreas, desde instituições públicas como escolas, órgãos governamentais e instituições privadas, como empresas de diversos segmentos. Para Raimundo Felício, o Branco, as ações tendem a prevenir o uso das drogas, mostrando para as pessoas os malefícios que o entorpecente pode ocasionar na vida do ser humano.
“ Tratar o dependente químico é tratar as conseqüências das drogas, mas o melhor é prevenir. A prevenção tem que chegar sempre primeiro. Nós vamos levar a informação preventiva para aquele público que vai vivenciar essa informação de caráter preventivo, ele está altamente preparado para dizer não às drogas. A Apadeq já realiza esse trabalho preventivo há dez anos nas escolas e instituições privadas da cidade”, abordou o presidente da Apadeq.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery