A visita visa firmar uma parceria entre instituição e câmara municipal.
Na tarde desta sexta-feira (19) a Associação de Pais e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq) recebeu a visita do presidente da câmara de vereadores de Mâncio Lima, Manoel Medeiros, e da assistente social, Josiane Souza. A visita visa firmar uma parceria com o município vizinho, atendendo pessoas em estado de dependência química.
Os visitantes conheceram as dependências da Apadeq e ficaram impressionados com a estrutura e com o trabalho desenvolvido no local.
“Esperamos realmente firmar essa parceria com a Apadeq, uma vez que sabemos a relevância desse trabalho. Trabalhar com a dependência química é muito significante. A Apadeq está construindo sonhos, e a nossa meta é buscar parceria para devolver as famílias, a oportunidade de novamente sonhar, e Mâncio Lima almeja essa parceria com a Apadeq”, relatou a assistente social Josiane Souza.
O presidente da câmara de vereadores, Manoel Medeiros, realiza juntamente com uma equipe um levantamento de pessoas envolvidas no mundo das drogas em Mâncio Lima, e diagnosticaram um número alarmante, tendo em vista a quantidade populacional da cidade. Até o momento já foram diagnosticadas 40 famílias que possuem dependentes químicos necessitando de tratamento imediato na localidade. Já conhecendo o excelente trabalho desenvolvido pela Apadeq, o vereador buscou junto à instituição a parceria para tratar essas pessoas.
“É necessário oferecer uma oportunidade para essas pessoas se recuperarem e restabelecer o convívio social. Eu fiquei feliz e admirado com a estrutura da Apadeq, eu conheço o Branco desde 2009, onde antes a prefeitura tinha convênio, e eu agora assumi o compromisso de conversar com o prefeito para restabelecer o convênio, e talvez aumentar o valor do convênio, tendo em vista a grande quantidade de pessoas de Mâncio Lima que podem ser atendidas. O Branco está de parabéns por conduzir um trabalho como esse de tamanha magnitude”, destacou o presidente da câmara.
Segundo Branco, presidente da Apadeq, é de fundamental importância a parceria com outros municípios, tendo em vista que a dependência química se apresenta como problema mundial.
“Nos municípios mais pacatos, de crescimento mais tímido, mais reduzido, os problemas são maiores de forma proporcional, e Mâncio Lima já retrata isso. Observa-se que identificaram 40 famílias, e esse é um problema eminente, e nós tínhamos ali uma parceria entre 2009 à 2012, mas esse ano essa parceria fracassou e a Apadeq não se interessou mais por ela pelo fato de alguns atrasos daqueles valores que são praticamente simbólicos, uma ajuda de custo. Isso levou o presidente da câmara a ter a sensibilidade de nos procurar para retomarmos essa parceria, para atender as pessoas de Mâncio Lima, uma vez que a Apadeq é uma instituição não-governamental, e necessita dessa forma de ajuda de custo”, explicou o presidente da instituição.
Atualmente a Apadeq oferece tratamento de qualidade aos internos, através de uma rotatividade de atendimentos, com psicólogo, atendimento médico, atendimento terapêutico, oficinas, além de outras atividades voltas e focadas para o bem estar dos pacientes.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery