O Projeto foi apresentado pelo governo do estado em 2011 e o local continua em estado de abandono
O projeto audacioso do governo do Estado do Acre seria uma grande oportunidade para a população do Vale do Juruá, no que se refere ao fortalecimento das atividades econômicas ligadas ao segmento turístico, isso, se tivesse saído do papel.
O projeto de revitalização do Igarapé Preto chegou a ser entregue junto ao Ministério do Turismo, mas depois de dois anos o lugar continua no mesmo estado de abandono. A ideia inicial era revitalizar também o Igarapé Quinuá, localizado na BR-364,cerca de 20 quilômetros de Rio Branco (AC), o que chegou ainda a ser noticiado nos principais jornais do estado.
Mesmo sendo um dos principais pontos turísticos de Cruzeiro do Sul, atraindo com suas águas pretas turistas e moradores locais, o Igarapé Preto atualmente está abandonado. Apesar da beleza natural, que não foge do olhar dos visitantes, lamentavelmente outros aspectos também não passam despercebidos. Bueiras totalmente deterioradas e à mostra, pedaços de madeira e erosão em alguns pontos nas laterais do igarapé são os principais problemas vistos quando se chega ao local.
O projeto visava investir R$ 17,5 milhões no Igarapé Preto com recursos provenientes de um empréstimo de R$ 685 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para construção de uma barragem para represar parte do igarapé e urbanizar toda a região no seu entorno e ainda a construção de hotéis, pousadas ecológicas e casas de veraneio.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery