O certame foi realizado em 2014 e tem prazo de vencimento para o mês de maio de 2016. Os aprovados alegam que o edital informava que a contração seria imediata, mas até agora estão aguardando e a empresa ainda não deu uma previsão de quando vai convocar os novos servidores. Por esses motivos, o grupo de candidatos que estão à espera realizou um protesto em frente ao escritório da distribuidora durante a manhã desta sexta-feira (13).
Os manifestantes permaneceram durante mais de duas horas em frente à empresa. Eles levaram faixas cobrando da Eletrobrás a assinatura dos contratos. A distribuidora até já solicitou todos os exames de aptidão e os documentos, mas, segundo os aprovados, surgiu a informação de que a contratação de novos servidores teria sido suspensa.
A preocupação dos concursados é com o risco de perderam a oportunidade de assinar contrato, já que o certame está com o prazo de validade se encerrando. Durante a manifestação o grupo criticou o fato da empresa está utilizando mão de obra terceirizada, ao invés de convocar novos servidores.
O gerente comercial da Eletrobrás, José de Souza Melo, confirmou que a empresa realmente suspendeu a contratação de novos servidores. Mas, segundo Melo, o concurso terá seu prazo de validade prorrogado.
“Conversei com a Lurdes que é gerente do RH e ela me falou que, no momento não tinha como contratar porque tem uma portaria do Ministério do Planejamento. Mas a diretoria está procurando os órgãos competentes e, quando regularizar isso ai, vai ser chamado esse pessoal que passou no concurso” – explicou Melo.
Tribuna do Juruá – Dejalcimar Rogério