Inicialmente cerca de 30 mil mudas de árvores serão plantadas no Seringal Flora, situado nas imediações do Parque Nacional da Serra do Divisor, entre os municípios de Porto Walter e Cruzeiro do Sul.
O lançamento do Projeto aconteceu na sede da Marchetaria do Acre, na ultima sexta-feira (11). A iniciativa que já conta com parceiros relevantes como o Ministério público, a Polícia Federal, ICMbio, 61º BIS, Imac, Ufac, dentre outros, pretende reflorestar toda a área de pastagem que se transformou a comunidade Santa Fé. A intenção é criar um celeiro de mudas de plantas, como o Cajueiro, a Samauma, o Jatobá, a copaíba, o maracujá e outras arvores frutíferas naturais da região.
O projeto será desenvolvido pelos próprios moradores, através da Associação Santa Fé de Desenvolvimento Ecológico, criada especialmente para administrar o projeto de reflorestamento. O artista plástico Maquesson Pereira Silva, conhecido mundialmente pelo relevante trabalho com a marchetaria foi o idealizador da iniciativa.
“Nasci no Seringal Flora e lá passei bons tempos de minha infância e adolescência. Sai para estudar e quando voltei tudo havia mudado. Naquele momento chorei ao ver tudo devastado e transformado em campo. Mas, na mesma hora me veio a ideia de recuperar e reflorestar. E elaborei um projeto, batendo em várias portas para motivar, conquistar parceiros e falar da importância de ter aquela área recuperada. Por isso, meu objetivo é fazer algo para a natureza, onde as aves e as pessoas das futuras gerações possam se beneficiar”. Maqueson.
O projeto que não tem fins lucrativos é parceiro do Projeto Nacional da Polícia Federal Carbono Neutro. O delegado Ednilson Barbosa, a PF está contribuindo com 3 mil mudas para o reflorestamento. “Entendemos que a união e esforços das pessoas e entidades participantes do projeto não se conseguiria um número tão expressivo de mudas para reflorestas áreas que foram devastadas pelo homem”, finalizou.
Escrito por Dayna Maia