Depois de 37 dias em greve, servidores do Banco da Amazônia (Basa) resolveram voltam ao trabalho nesta quinta-feira. A categoria resolveu voltar ao serviço após acordo com a presidência do banco nas negociações salariais.
Os grevistas reivindicavam 8% de reajuste (1,82% de aumento real); 8,5% (2,29%) de reajuste para o piso da categoria, reajuste de 15% no plano de saúde, além de auxílio-alimentação e outros benefícios como mais agencias e melhoria das condições de trabalho.
O sindicato da categoria pretende continuar reivindicando melhorias nos serviços da instituição financeira no Acre, que é alvo de reclamações, principalmente, pela pouca quantidade de agencias. “Queremos, também, a imediata realização de concurso público”, declarou o representante da classe, Gutemberg Chaves.
Após 22 dias de paralisação, as agências do Branco do Brasil e Caixa retornam suas atividades na semana passada. Além do reajuste de 8%, houve também uma readequação de 10% sobre a participação nos lucros e resultados (PLR) fixa em 2012. “Consideramos que houve um avanço significativo, apesar das reivindicações iniciais não terem sido atendidas por completo”, disse o sindicalista.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal