De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Caixa Econômica Federal para o ano de 2014, o benefício será pago nos últimos 10 dias úteis de cada mês.
Para saber em que dia sacar seu dinheiro, a família deve observar qual é o último algarismo do Número de Identificação Social impresso no cartão. Os beneficiários devem ficar atentos aos períodos estabelecidos para atualização das informações no Cadastro Único para Programas Sociais para não perderem o repasse de recursos. Essa revisão ocorre anualmente e a última foi encerrada em dezembro. Segundo o MDS as famílias que participam do processo recebem mensagens nos extratos de pagamentos e cartas de convocação.
Aquelas com cartões terminados em 1 recebem no primeiro dia do calendário de pagamento, com cartões terminados em 2, no segundo dia e assim por diante. Para tirar dúvidas sobre o pagamento do benefício, as famílias podem ligar para a Central de Relacionamento do MDS, por meio do número 0800 707 2003. O cartão do Bolsa Família é intransferível e o Ministério recomenda que a senha seja de conhecimento apenas do responsável familiar.
Em Cruzeiro do Sul, o Programa tem sua sede na Secretaria Municipal de Assistência Social, situada a Avenida 15 de Novembro, 395 – Centro. No município, aproximadamente 13.500 famílias estão inseridas no Cadastro Único, tanto na zona urbana quanto na rural. Desse total, 9.523 famílias estão recebendo o benefício Bolsa Família.
Nos últimos cinco anos têm sido dispensada uma atenção especial para o cadastramento de novas famílias e para as ações de fiscalização, buscando realizar correções de recebimentos indevidos por quem não faz juz ao beneficio.
Para dinamizar as ações, foram adquiridos 02 novos veículos e também ampliada a equipe de trabalho, hoje contando com 15 (quinze) pessoas, aspecto que melhorou e ampliou a estrutura do setor de atendimento às famílias.
A comunidade cruzeirense pode auxiliar na gestão do programa denunciando o recebimento irregular, ajudando-nos assim a cada vez mais focalizar as famílias que realmente necessitam desse auxílio.
Com informações da AssecomCZS