Com intuito de alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o dia “D” da Campanha Novembro Azul será comemorado em Cruzeiro do Sul no dia 21 deste mês. Durante toda a manhã deste dia serão realizados atendimentos exclusivos aos homens no Posto do Agricultor.
Entre as principais atividades realizadas na data serão feitos atendimentos médicos e odontológicos, vacinações, testes rápidos de hepatites virais, sífles, Aids e teste de glicemia, sendo necessário, este, está em jejum.
O exame de PSA, realizado através do sangue também será disponibilizado para os homens que apresentarem sintomas da doença, e acima de 45 anos, caso seja constatada alma alteração após o exame a pessoa é encaminhada para o médico urologista, para realização do teste do toque retal.
“Um Dos grandes problemas ainda encontrados por nós é que em Cruzeiro do Sul só existe um médico urologista, e az demanda compreende muito mais que isso”, relatou o coordenador municipal da saúde do homem, Edson Fidelis.
O coordenador ainda enfatizou que o exame de próstata é uma responsabilidade da média complexidade, mas o município aderiu à responsabilidade por saber da importância da prevenção.
“ O Ministério da Saúde diz que 90% dos homens tem a possibilidade de serem acometidos pela doença, mas fazendo a prevenção apenas 6% podem vir à óbito, por isso a importância da prevenção”, relatou o coordenador.
Novembro Azul (Movember) é um campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de prostáta, outras doenças como o câncer de testículos, depressão entre os homens, cultivo da saúde do homem, entre outros.2
O movimento surgiu na Austrália, em 2003,3 aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.4
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera o câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery