Nas campanhas anteriores a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul encontrava dificuldades vacinar o público alvo contra a gripe. Já na edição deste ano a coordenação do Programa Nacional de Imunização -PNI- acredita que a meta de vacinar 19 mil pessoas será alcançada com mais facilidade tendo em vista que, devido a notícia de que um caso suspeito de H1N2 está sendo investigado, o número de interessados em tomar a vacina é bem maior nas unidades de saúde do que nas campanhas já realizadas.
Assim que foi anunciada a abertura da campanha, no dia 18 deste mês, começou uma correria aos postos de saúde. Segundo a coordenadora do PNI, Taís Pepes, em torno de 200 pessoas procuram pela vacina todos os dias.
“Estou vendo a hora faltar vacina antes do dia D. Já recebemos 10 mil doses e se não chegar mais esta semana, poderá faltar nas unidades de saúde”- disse a Taís.
A procura aumentou mais ainda com a informação de que uma paciente teria sido internada no Hospital do Juruá com suspeita de gripe H1N2. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização o caso está sendo investigado.
“A Secretaria coletou o material e enviou para análise. Só com o resultado do exame é que vamos comprovar se se trata ou não de H1N1” – informou.
Equipes já estão nas comunidades rurais. A secretaria colocou doses da vacina à disposição em todas as unidades de saúde da zona urbana e envia equipes aos sábados para vacina a população das comunidades rurais. A campanha se encerra no dia 20 de maio e terá uma mobilização nacional no dia 30 deste mês.
Tribuna do Juruá – Mazinho Rogério