A campanha da vacina antirrábica iniciou no dia 08 de Setembro e teve como data final o dia 18 de Novembro. Os funcionários da Zoonose estenderam o período da campanha em busca de alcançar maior parte territorial e vacinar o maior número de animais. A única equipe de 12 pessoas acompanhadas do veterinário George Henrique, vacinaram nesses 38 dias de campanha, mais de 16 mil gatos e cachorros.
“Nós trabalhamos na zona Rural e Urbana e fomos além da meta esperada. A estatística mínima a ser alcançada era de 80% de animais vacinados, mas nós conseguimos alcançar 100% de animais vacinados com a vacina antirrábica”, disse o chefe da divisão de controle da Zoonose em Cruzeiro do Sul.
Saiba mais: A vacina antirrábica previne a doença da Raiva nos animais. Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.
Em Cruzeiro do Sul, não foi diagnosticado ainda, nenhum caso de raiva em animais ou seres humanos. Vale destacar que em todo o mundo, apenas duas pessoas sobreviveram a doença. Ela pode ser transmitida quando o animal lambe uma ferida, ou quando ele morde o ser humano. Tendo assim, contato com os vasos sanguíneos da pessoa.
Tribuna do Juruá – Mona Moura